sábado, 12 de junho de 2010

Lages, minha história, minhas raízes

Lages dos Meus Tempo de Guri

 “Vamos ver se nos lembramos de detalhes daqueles tempos,
 naquela terra tão fidalga, a Princesa da Serra."

Saudade dos dos meus tempos de guri. As moças dirão, dos tempos de guria. De repente era o tempo das bolinhas de gude, que em Lages eram chamadas de bolas de vidro. Havia um tipo mais especial, que eram as paulistinhas. Tempo das Pandorgas, da funda (atiradeira), das balas com figurinhas premiadas, etc...


Tinha o passeio na praça João Costa, nos finais de semana, quando as moças desfilavam nas calçadas e o rapazes ficavam na rua, que estava fechada ao tráfego. Lembram da sessão de domingo do cine Marajoara. Na hora da saída, o bar marrocos ficava lotado. Alguns tomavam uma cuba libre, outros pediam um creme "Rei Alberto". O pessoal ficava discutindo os sucessos esportivos do Time do "Aliados". Todo mundo dizia que o bar da moda era o da dona Vera e Seu Henrique. O Garçom era o Alfredo.


Os bailes no clube 14 ou no primeiro de Julho ou no Princesa eram maravilhosos. As orquestra "Suspiros de Espanha" e o conjunto do "Norberto Baldof" visitavam Lages e todo mundo comparecia e dançava com sua namorada de fé.A grande maioria até hoje estão unidos curtindo os netos. As exposições eram motivo de encontro para todos.


Me lembro de uma festa no Santa Rosa, quando os rapazes podiam adentrar o ambiente . Lembram-se dos pic-niques no despraiado do Paulo da Tafona? Vamos citar os colégios da época: Grupo Vidal Ramos, Escola da Dona Ida, o Coleginho São José. Depois a turma fazia o admissão e ingressava do Colégio Vidal Ramos, no Diocesano, ou no segundo grau do Santa  Rosa (só para meninas). Neste colégio tinha o internato. Professores - no Vidal Ramos: Galileu, Husadel, Argeu Furtado, Paulo Michels, Delwing, Carlinhos Wagner, Dona Nídia, Dona Lourdes. O secretario Julinho, Horacio Lenzi, Roberto Ferreira, Jorge Barroso, Dona Leda, Henkmayer, Hibelmar, e outros. Ajudem a acrescentar nomes. No Diocesano: O Teacher Neiva, os freis Odorico, Junípero, Adelino, Prof. Walter Dachs, solicito ajuda para acrescentar nomes. No Santa Rosa: As meninas falavam muito nas Irmãs: Ivone, Erotides, Claudete, Marlize, Dulcema e Alcina., Professores: Walter, Rute Mendonça e Ilze Amaral.


Havia as academias de oratória, Rui Barbosa e Frei Veloso. No grupo de Escoteiros tinha o chefe Heliodoro Muniz. Havia o time de futebol de salão Helio Moritz, com seu campeões. No sinuca Carajá, reuniam-se esmerados jogadores e assistentes. Dizem que o seu João Andrade era o expert no jogo de carambola.


Vamos lembrar ao acaso alguns nomes de personalidades e  figuras populares lageanas: Seu Vidalzinho, Sr. Estevam Freitas e seu aviaozinho, maestro Ponce, Dr. Armando Carvalho, Dr Joao Costa, Dr. Araujo , Dr. Célio, Dr. Acacio, Dr. Joaquim Ramos o Seu Mario Portugues, o Fiuza Carvalho, Teodorico Moritz Carvalho, Celio Castro, Guiorzi, o Gamborgi, o Furtado, Srugo, Socas, Rodolfo, Krebs, Vieiro, João Araújo Vieira, Tácio, Dona Lotinha, Dr. Bastos, Dr. Heliziario, Mario Souza, Sebastião Lopes,  Lucena, o Braesher, Paulo Broering, etc... Sobrenomes: Waltrick, Sell, Bianchini, Coelho, Arruda , Vieira, Araujo, Ribeiro, Ramos, Carvalho, Moritz, Furtado, Gamborgi, Neves, Varela, Koech, Ávila, Wagner, Antunes, Duarte, Costa, Carnevali e por aí vamos. Podem acrescentar. Aliás, peço que acrescentem.


O segundo Batalhão Rodoviário, com seus integrantes, comandantes, oficiais e sargentos que criaram raízes em Lages. Não vamos, nos preocupar com ordem cronológica. Basta citarmos nomes ou fatos, que já estaremos lembrando a historia de Lages daquela época. Podemos inclusive, no inicio deste trabalho, postergamos a correção do Português, pois isto é um rascunho em aberto à cooperação dos contemporâneos.


Não podemos deixar de citar o Dom Daniel Hostin, o frei Adelino, o Padre Antídeo Vargas Festas: Haviam as festas da Santa Cruz, São João etc..., que duravam dias. A procissão de Corpus Christi e a procissão das lanternas acesas. As noites do céu de Lages eram super povoadas de estrelas. O frio era de gelar os pés. Cinemas: O Poeira, o Marajoara, o Tamoio, e depois o Marrocos. A Radio Clube de Lages e depois a Diário da Manha e a Princesa.


Me lembro que Lages teve até a TAL= Transportes Aereos Lageanos, TAC, Cruzeiro do Sul e Varig. Estabelecimentos Comerciais: O Armazéns tipo o do Seu Avelino Troian, onde se comprava com caderneta. A Galeria da Moda, Farmácia do Sr. Silva, a Bota de Ouro, o Bertuzzi&Ribas, O Hoepck, o Buatim, a Selaria Lelé dos Carsten, o Urgel Camargo, o Foto Rex e Foto Bampi, a Funerária, etc... Os cafés onde os fazendeiros acertavam as negociações de gado e pinheiro e o famoso dinheiro à juro. Haviam as corridas de carros. Na politica a competição era entre o PSD e a UDN. Por hoje paramos aqui.


Cada um que receba esta mensagem, acrescente alguns detalhes guardados na memoria e repasse. Isto é apenas um exercício de recordação daqueles tempos e daquela terra que embalou nossa juventude. Acabei de me lembrar que haviam também os carros de mola, a pomada minancora, a parquetina, biotonico Fontoura, Revistas O Cruzeiro e Manchete, fogão Geral ou Walig, o capilé, Crush, Glostora, Gumex, Pilulas de vida Dr. Ross e muitas outras marcas famosas. Se esqueci alguma coisa, mais uma vez peço que acrescente e repasse.


Abraços Eraldo Carvalho, lageano, militar, atualmente morando em Curitiba e Balneario Camboriú.

2 comentários:

  1. Que tal atualizarmos esse texto para a Lages dos nossos tempos???

    ResponderExcluir
  2. concordo contigo carol, ja fui atualizando mentalmente o texto quando lia...os nomes, os lugares...
    só no final fui entender que o texto nao era teu...ainda bem que nao, estava preocupada achando que tinha vivido em outro lugar ou em outra epoca...apesar de nao termos a mesma idade, a epoca era a mesma.
    temos que citar os colegios: escolinha da monica(atual sigma), cipe (da tia tania costa) que depois foi p/ o diocesano (direção da epoca: frei Guinter, nao citado acima), posilages...
    alem dos bailes do 14, tinha a boate do 14...
    qdo o point da cidade era o marrocos domingo a noite, a gente era criança...e alguns anos depois a gente desfilava no memorial...haha

    tenho muita saudade desse tempo...é um tempo que nao volta!

    ResponderExcluir